Califórnia Common Receita

Steam Beer

A Califórnia Common é um estilo típico americano que surgiu no século XIX quando a refrigeração não era pra qualquer um. Os agricultores da época usaram fermento lager e fermentaram em temperaturas mais mornas que o habitual. A cerveja apresentou leveza de lager com características de Ale e se tornou muito popular em toda a costa leste ao longo de 100 anos. Foi considerada a cerveja barata dos trabalhadores. Aqui no Brasil por enquanto o estilo  é uncommon, mas já temos alguns rótulos bacanas surgindo.

steam beer clone

Segundo a revista Brew Your Own Califórnia commom tem um caráter de malte moderadamente rico de pão, torrada, caramelo, mas não é pesado em sabor e aroma, o acabamento é seco.  O amargor do lúpulo é bastante firme, o equilíbrio tende para o amargo mas não de maneira exagerada. No exemplo da Anchor, o lúpulo da Northern Brewer fornece um nível moderado a alto de sabores e aromas lenhosos e mentolados. O lúpulo também ajuda o final da cerveja a ficar seco. O paladar é médio. A carbonatação é maior que a média, em torno de três volumes. Enquanto a cerveja tem alguns ésteres leves e frutados da fermentação, isso não deve ser mais do que um traço.


Nós tentamos fazer algo parecido com a Anchor Steam mas faltou vários ingredientes da receita original, nenhum malte igual foi usado e a levedura também não foi a mesma, praticamente apenas o lúpulo da receita original foi encontrado.

A receita ficou assim:

Berro Califórnia Common

OG: 1,050
FG: 1,012
IBU: 38
ABV: 5,5%

Água:
Ca 121 ppm
Mg 1 ppm
SO4 156 ppm
Na 6 ppm
Cl 109 ppm

HCO3 11ppm

Grãos:
Malte Pale Ale - 91,7%
Malte Crystal 50L - 4,3%
Malte Crystal 150L - 3,1%
Malte Roasted 1200L - 0,9%

Lúpulos:
30% Northern Brewer no primeiro mosto
30% Northern Brewer por 20 minutos de fervura
40% Northern Brewer no Whirlpool

Fermento:
Mangrove Jack's M-54 Califórnia Lager 0.5 - 0.75 M cel/ml/°P

Mostura:
Infusão simples a 68°C
Inativação enzimática a 76°C

Fermentação:
Inoculação a 16°C
Fermentação 18°C
Maturação 20°C
Decantação 0°C

Envase:
Priming com 7 gramas de açúcar por litro.

O que eu me lembro, é que essa cerveja apresentou uma boa formação de espuma, média retenção e carbonatação média alta. O aroma do Northern Brewer praticamente sumiu, ficou aparecendo mais aromas da fermentação e dos maltes especiais. O amargor ficou forte com leve sabor caramelo e tostado, sem ser doce. Eu gostei muito dessa cerveja, se eu repetir vou mudar a levedura pra conhecer novas cepas, e aumentar o sabor e o aroma do Northern Brewer.

Obrigado por acompanhar, sinta-se a vontade para comentar.

Comentários