Brassagem Best Bitter

Cerva Litoral Norte - RS

A cerca de um ano a nossa associação se reúne regularmente para comer um churrasco, degustar cervejas caseiras, trocar conhecimentos e fabricar cervejas coletivamente. Dessa vez a reunião foi na minha casa. O estilo escolhido foi Best Bitter. Veja algumas fotos do encontro:

Cerva litoral norte RS
Foto digna de calendário


Fermento para best bitter
Eu tenho a força!


Pré-chiller com gelo
Resfriando o mosto


Mateus Figueiredo
Nosso presidente!


Cerveja Hirschman
American Pale Ale


Cerveja artesanal em Imbé RS
Confrades


Brassagem best bitter
Fervura do mosto


Mostura best bitter
Lavagem dos grãos


Imprevistos na brassagem
Gambiarras acontecem

Desenhando a receita

Começamos a receita lendo o guia de estilos BJCP, e analisando outras receitas famosas pra entender quais ingredientes eram mais comumente utilizados.

"Impressão Geral:

Uma cerveja de sessão cheia de sabor, e ainda refrescante. Alguns
exemplares comerciais podem estar mais equilibrados para o malte, mas isso não deve obscurecer a sensação geral de amargor. A drinkability é o componente crítico deste estilo."

Drinkability na minha concepção é a facilidade e a vontade de beber que a cerveja proporciona. Pouca carga de malte caramelo e um balanço acertivo, mas não agressivo, no caso da Bitter. Razão BU:GU de 0.75

"Aroma:

Baixo a moderado aroma de malte, muitas vezes (mas nem sempre), com baixo para médio-baixo perfil de caramelo. É comum uma complexidade de malte de pão,
biscoito ou suave tostado. Leve a moderado aroma frutado. O aroma de lúpulo varia de moderado a nenhum, tipicamente com caráter floral, terroso, resinoso e/ou frutado. Geralmente não apresenta diacetil embora seja permitido em níveis muito baixos."

Malte Crystal 60L 10% (médio baixo caramelo)
Malte Biscuit 10% (complexidade de pão, biscoito)
Malte Chocolate 1% (suave tostado)
Fermento inglês Safale S-04 Fermentis (leve a moderado frutado)
Dry hop de Challanger 1g/L (caráter frutado, floral)

"Aparência:

Cor âmbar claro a cobre médio.
Transparência boa a brilhante. Colarinho de baixa a moderada formação, branco a bege claro. Ele pode ter baixa estatura devido à
sua baixa carbonatação."

O malte base Pale Ale junto com os especiais citados nos deram 25 EBC um pouco para o lado maior do estilo. A baixa massa de lúpulo, o cálcio, whirlfloc, gelatina e cold crash para dar um brilho na aparência.

"Sabor:

Amargor médio a moderadamente
alto. Ésteres frutados moderadamente baixos a moderadamente altos. Moderado a baixo sabor de lúpulo, normalmente com o caráter terroso, resinoso, frutado e/ou floral. Baixo a
médio maltado com um final seco. O perfil de malte é tipicamente de pão, biscoito ou leve tostado. Baixo a moderado sabor de ou toffee é opcional. O equilíbrio é muitas das vezes decididamente amargo, embora o amargor não deva sobrepor-se completamente aos sabores de maltes, ésteres e lúpulos. Geralmente o diacetil
não está presente, embora seja
permitido em níveis muito baixos."

Tudo citado acima também contribuirá com os sabores, apenas a lupulagem de amargor e sabor faltou ser citada. Para deixar as coisas simples, usamos Challanger para amargor por 60 minutos e East Kent Goldings para sabor por 10 minutos, EKG tem sabor terroso, levemente amargo com um caráter doce, sedoso, melado.

"Sensação na Boca:

Corpo médio-baixo a médio. Baixa carbonatação. Os exemplares engarrafados podem ter carbonatação moderada."

Bitter Berro

Estatísticas Vitais:


OG: 1.040 – 1.048
FG: 1.008 – 1.012
IBUs: 25 – 40
SRM: 8 – 16
ABV: 3.8 – 4.6%

Receita Best Bitter Cerva Litoral Norte 50 litros:


OG: 1.044
FG: 1.010
IBUs: 33.3
SRM: 12.8
ABV: 4.3%

Água: 80 litros
Ca 61 ppm
SO4 74 ppm
Cl 66 ppm
Mg 1 ppm
Na 7 ppm
HCO3 16 ppm
Alcalinidade 13

Malte Pale Ale (Viking) 8kg (79.2%) 5.9 EBC
Malte Biscuit (Viking) 1kg (9.9%) 45.3 EBC
Malte Crystal 60L (Viking) (9.9%) 118.2 EBC
Malte Chocolate (Viking) (1%) 886.5 EBC
Lúpulo Challanger 50g 60 min (29.5 IBUs)
Whirlfloc 1/2 tablet 15 min
Lúpulo East Kent Goldings 50g 10 min (3.8 IBUs)
Fermento Safale English Ale Fermentis S-04 4 pacotes reidratados
Lúpulo Challanger 50g Dry Hop
Gelatina sem sabor 12g durante o Cold Crash

Mosture a 66-68°C para um corpo médio, procure não oxidar desnecessariamente nessa fase, se necessário corrija o pH da água de lavagem.

Procure manter a intensidade da fervura de maneira a conseguir um percentual de evaporação entre 8%. Hidrate o fermento, sanitize o fermentador, a colher do whirlpool, o chiller e todos os utensílios utilizados a partir daqui.

Após o termino da fervura faça um redemoinho (whirlpool) suave por dois minutos. Se você usa chiller de imersão esse é um bom momento de começar o resfriamento, se usa chiller de contra fluxo, espere o mosto parar de girar e tente resfriar rapidamente a 18°C. Transfira o mosto resfriado de modo que caia de uma certa altura para aerar.

Inocule o fermento, lacre o fermentador e mantenha a 18°C até completar 2/3 de atenuação e então suba 2-3 graus até o final da atenuação. Agora é um bom momento de fazer o dry hop, você pode deixar nessa temperatura até sentir que a cerveja "arredondou" ou até o final do dry hop (se você usa hop bag) e então baixe a temperatura o mais próximo de zero que conseguir por 5 dias. Adicione gelatina e deixe por mais dois dias no frio.

Envase com 5g de açúcar por litro ou trasfegue para um barril sanitizado e purgado de CO2 para carbonatação forçada ou para beber na torneira.
Lembre-se que esse estilo não requer muita carbonatação.

O passo a passo depende de cada cervejeiro, sinta-se a vontade de mudar ingredientes e processos, comente se você já fez esse estilo, como foi a sua experiência.

Obrigado por acompanhar, forte abraço!


Comentários